sexta-feira, 19 de março de 2010

Envelhecer com Sabedoria

Estando em clima de aniversário hoje é inevitável não refletir sobre o ato de “envelhecer”.

Para muitos de nós esse é um verbo proibido... e se de uma forma geral as pessoas andam buscando todas as formas possíveis para manter sua aparência (externa) jovem, no caso da nossa turma isso é elevado a enésima potência.. afinal de contas possuir 2 estigmas juntos: gay e velho(a), é carma demais para uma pessoa só..risos.. por conta disso existem muitos que “empacam” nos 30 evitando aceitar o ciclo sagrado da natureza... ficam resistindo heróicamente ao ritmo das baladas, aventuras, modelitos fashion, vida descompromissada e tudo o mais.. claro que essa é uma fase super prazerosa em nossa vidas, mas acredito que aceitar uma nova fase não significa ter que abdicar das conquistas anteriores e nem daquilo que te da prazer, existe espaço para tudo nessa vida, concordam ?


Acho muito bacana aqueles que dominam a arte de envelhecer com sabedoria.. tenho pensado a respeito ultimamente.. e acho que algumas dicas boas seriam:

- Não descuidar da saúde, pelo contrário, aprender a cuidar a cada dia mais, aceitando que nosso corpo tem um novo ritmo e requer maiores cuidados.

- Ter claro para si sempre qual é o seu propósito de vida, o que quer levar de bom dessa vida, e o que gostaria de deixar ao partir.. nem que seja para concluir que veio a vida apenas a passeio, ao menos não haverão arrependimentos futuros !

- Nunca esquecer tudo que se viveu até chegar ao dia de hoje, inúmeros momentos felizes, conquistas, pessoas bacanas que passaram por nós e trocamos com elas, aprendizados.. com isso claro podemos assegurar algumas certezas importantes ao envelhecer: de que a sua vida não está passando em branco e que já não somos tão inexperientes, que temos uma bagagem enorme nas costas que nos permite encarar a vida de frente com menos medos e inseguranças.. quem já se virou bem até aqui tem tudo para seguir tirando de letra.. e toda vez que topar com um limão faça dele uma limonada... ou até quem sabe uma bela caipirinha !

- Não deixar seu lado criança e moleque de lado nunca.. para termos sempre espaço para brincar com a vida, dar boas risadas, se permitir prazeres e muita disposição para enfrentar o que for preciso !

- Aprender a reconhecer e respeitar os ciclos da vida, de acordo com a teoria dos “setênios”, a cada ciclo de 7 anos, nossas necessidades internas mudam, e subimos uma espiral na roda da vida.. e com a fase nova sempre virão questionamentos, mudanças, novos sonhos.. e que bom que funciona assim, caso contrário a vida seria um tédio.. e aí fica o toque galera nada de remar contra, só vão estar perdendo a chance de surfar a nova onda que ta quebrando na praia !

E vocês o que pensam a respeito ??

Bora construir um guia de máxima sabedoria :-)

Abco meu para todos !

3 comentários:

  1. inspiradíssimo no dia de aniversário! concordo, temos que aproveitar cada ano que passa como aprendizado e guardar dele o que há de melhor, sejam as lições aprendidas ou os momentos felizes!
    :-))

    ResponderExcluir
  2. "Afinal de contas possuir 2 estigmas juntos: gay e velho(a), é carma demais para uma pessoa só..."

    Koakoakoakoakoakoakao... óteeeeeemo!

    ResponderExcluir
  3. Como diria um amigo meu , Gay, Velho, Barrigudo e Pobre, se MATA!!!!!! Mas claro que levamos essa frase na brincadeira, ou nem tanto, pois o medo de ficar velho é normal em todos os seres humanos, mas no nosso caso é ficar velho, pobre barrigudo e sozinho.Um terrível medo, como se fosse um filme de terror, ao qual não queremos ser os atores principais.Poriso vamos seguir as dicas acima mas sem exageros, pois o importante mesmo é ser FELIZ.Abraços a todos
    azraels2004@uol.com.br

    ResponderExcluir