quarta-feira, 31 de março de 2010

Falando o Fundamental !

Sou fã de carteirinha dos textos da Martha Medeiros, daqueles que o domingo só começa após abrir a revista de domingo e saborear sua coluna... e se você assim como eu leu o livro, assistiu a peça ou viu o filme Divã se lembrará de um diálogo super bacana que ocorre entre a personagem principal e seu ex-marido logo após ela perder repentinamente sua melhor amiga.. caso vc não conheça a cena não tem importância, porque a mensagem é simples: acabamos nos dando conta tarde de como deixamos as ocasiões passarem em nosso dia a dia e não falamos o FUNDAMENTAL.... e isso é a mais pura verdade !

Tenho sentido pessoalmente cada vez mais falta de falar e ouvir o fundamental...
Percebo as rodas de conversa, seja entre amigos, colegas ou família cada vez mais longe de expormos o fundamental.. uma sensação muito ruim, de que ao final um encontro não teve sabor de encontro, de troca, voltamos para casa de mãos e coração vazio, inquietos sem entender bem o porquê.

Hoje conversando com um amigo mencionei isso, e ele me perguntou o que viria a ser o fundamental.. Na minha leitura, fundamental é aquilo que realmente sentimos e nem sempre expressamos, deixamos nas entre-linhas ou apenas nos olhares e pensamentos.. é aquilo que realmente importa dentro de uma relação seja ela qual for... é aquilo que faz uma diferença enorme para quem ouve e muito bem também para quem consegue expressar..

E ultimamente as relações vem carecendo exatamente disso.. seja por timidez, orgulho, falta de respeito, insegurança ou considerar um sinal de fraqueza, estamos deixando de nos colocar mais inteiros, intensos e verdadeiros frente as pessoas...

Por que esperar para que seja tarde demais ? Pra que ficar pensando depois no “e se.. eu tivesse feito isso, dito aquilo..” Não adiemos a urgência de sermos nós mesmos por inteiro, não deixemos para sentir depois aquilo que hoje calaria seu coração e sua alma, que te faria se sentir uma pessoa mais feliz, leve e de bem com vida !

Ampliando isso ao máximo, e virando do falar o fundamental uma onda, um “tsunami” , com certeza varreríamos a terra com sentimentos bons e verdadeiros, transformaríamos as pessoas em seres mais humanos, mais amigos, mais fraternos, mais respeitosos, mais saudáveis.. teríamos menos mesquinharias, preconceitos, guerras, desequilíbrio, injustiças e tantas outras coisas ruins..

Por isso se você também esta cansado de tanta superficialidade e banalidade, se junte na força do tsunami para mudarmos, começando por você, ouse, se arrisque e você verá que o movimento irá se propagar a quem está a seu redor...

Somos muito mais do que isso a que temos nos limitado transparecer !

É fundamental não sentir mais medo em falar o que é realmente fundamental!

E vcs o que pensam a respeito ?

Bjos e boa semana a todos

2 comentários:

  1. Oi. tudo bem... gostei de teu blog. gostaria de lhe enviar um valioso texto de reflexão que li e me agradou muito. traz observações curiosas e inteligentes a respeito da convivência gay. é de autoria de um escritor brasileiro e circulou em vários lugares, sobretudo em universidades, ongs, sites de comportamento. é texto deveras original. como faço para lhe enviar? qual o teu e-mail. Abraço fraterno, Rafael [rafaortega10@yahoo.com.br ] ok!

    ResponderExcluir
  2. Ola Rapa, acabo de te enviar um email com meu contato. Agradeço a sugestão, e vou aproveitar a deixar para incluir no blog uma forma dos leitores entrarem em contato. Abco p vc tb, Pensador Otimista

    ResponderExcluir